Esta é uma versão arquivada/estática do antigo Blog do André. Isso significa que todo o conteúdo aqui presente não irá ser atualizado, e pode conter erros. Algumas funcionalidades poderão não estar disponíveis nesta versão arquivada.
22
Jul 2013

InoReader – Uma alternativa ao Google Reader

Já lá vão 3 semanas desde que o Google Reader foi encerrado. Desde daí, muitos serviços começaram a oferecer-se como alternativas a este conhecido leitor de feeds RSS online. Infelizmente, a Google definiu um prazo de apenas 15 dias após o fecho (que já expirou no passado dia 15 de julho) para transferir uma cópia da lista de subscrições do serviço. Isto significa que, para muitos, será um começo do zero.

Dos poucos serviços que vi, o que mais me agradou foi o InoReader. É necessário um registo com email e password para usar. Após isso, o serviço começa a revelar as suas potencialidades. À primeira vista, pode-se constatar que a interface tem bastantes semelhanças com o Google Reader:

InoReader - Interface

Adicionar feeds é fácil: para quem conseguiu transferir o seu ficheiro OPML (Outline Processor Markup Language), pode ir às definições (ícone de roda dentada no campo superior direito) > Import/Export e pode a partir daí enviar o ficheiro; para quem está a começar e tem poucos sites, pode adicioná-los manualmente no ecrã principal, no botão “Add Subscriptions” (canto superior esquerdo). Esta última opção permite, tal como no Google Reader, colocar a página inicial do website que queremos subscrever, e o InoReader irá detetar automaticamente o endereço da feed (bastante útil para quem não consegue obter facilmente o endereço correto).

Na vista de leitura, temos a opção de apresentar os cabeçalho comprimidos ou estendidos (tal como na imagem seguinte), que mostram o resumo do artigo, por baixo do título. Podemos ainda navegar com o teclado, marcar feeds como lidas passado um período de tempo definido, e obter estatísticas sobre o que estamos a ler.

Existe muita flexibilidade em termos de opções de leitura (ordenação, marcar como lido/não lido, apresentação), notificações (sons e ainda notificações de desktop para o Chrome), temas, idioma de apresentação (tem Português do Brasil e estão à procura de tradutores para mais idiomas), entre outras opções sociais (partilha de links, perfil público, interação com Facebook, Pocket e Google+, etc). Esta última opção é possível desativar, de modo a ter um perfil completamente privado e pessoal que, ao contrário do Google Reader, nos impingia uma experiência social e de partilha.

A favor:

  • Interface intuitiva e familiar para quem vem do Google Reader
  • Notificações de atualizações de artigos em tempo real (Auto-Push)
  • Detalhe de cada subscrição
  • Grande possibilidade de personalização e controlo de privacidade

Contra:

  • A gestão manual de feeds poderia ser melhorada
  • A interface é lenta, por vezes

Adiram ao InoReader e tenham a experiência de leitura de feeds do Google Reader de volta (e melhorada!).

Gostou deste artigo?

Facebook Twitter Google Plus Delicious

Comentários

Não existem comentários