Esta é uma versão arquivada/estática do antigo Blog do André. Isso significa que todo o conteúdo aqui presente não irá ser atualizado, e pode conter erros. Algumas funcionalidades poderão não estar disponíveis nesta versão arquivada.

Hoje concluí a mudança de servidor do blog. Agora, o blog está alojado num servidor em Portugal, contribuindo assim para baixar tempos de acesso e tornar o site mais rápido para a maioria dos visitantes. A disponibilidade do site também deverá aumentar significativamente, devido à inexistência de limitações que o servidor antigo tinha. Espero que, tal como eu, tenham gostado desta mudança e possam usufruir de um blog mais rápido, e com melhor acesso à informação que procuram. :)

Se virem algum erro, por favor reportem aqui ou por email.

Já foi à mais de uma semana em que ocorreu um grave ataque ao Ubuntu Forums, resultando na divulgação pública de usernames, emails e passwords (cifradas: md5 + salt) de cerca de 1,8 milhões de utilizadores. Durante todo este tempo, o fórum esteve encerrado para manutenção.

Este ataque teve uma estratégia muito bem delineada, do ponto de vista técnico, uma vez que teve uma combinação perfeita de estratégia e engenharia social, aliando a capacidade à oportunidade. De grosso modo, o atacante obteve o acesso à conta de um moderador do fórum, cujo sofwate é o conhecido vBulletin. Ao que parece, alguns moderadores têm a capacidade de fazer anúncios, cujo conteúdo permite ter HTML e invocar scripts. Com isto em mente, o atacante construiu uma “armadilha” criada para os administradores, avisando-os que que um “anúncio estranho” tinha sido feito no fórum.

Já lá vão 3 semanas desde que o Google Reader foi encerrado. Desde daí, muitos serviços começaram a oferecer-se como alternativas a este conhecido leitor de feeds RSS online. Infelizmente, a Google definiu um prazo de apenas 15 dias após o fecho (que já expirou no passado dia 15 de julho) para transferir uma cópia da lista de subscrições do serviço. Isto significa que, para muitos, será um começo do zero.

Dos poucos serviços que vi, o que mais me agradou foi o InoReader. É necessário um registo com email e password para usar. Após isso, o serviço começa a revelar as suas potencialidades. À primeira vista, pode-se constatar que a interface tem bastantes semelhanças com o Google Reader:

Recentemente, a framework de webdesign Sapo Ink foi atualizada para a versão 2. Para quem não conhece, o Sapo Ink permite facilitar o desenho de páginas web, através de classes de CSS já preparadas para oferecer estilos comuns, como colunas de texto, caixas de alerta, formulários, tipografia, etc. É semelhante a outros projetos, como por exemplo, o Bootstrap ou a Foundation.

Algumas das novidades na versão 2 são:

  • Melhorias na documentação
  • Novas regras para estilos tipográficos
  • Mais estilos de formulários disponíveis (foram adicionados estilos horizontais)
  • Melhorias na extensão de Javascript

Todas as novidades estão no changelog do Sapo Ink.

Pessoalmente, usei a versão 1 do Sapo Ink para um projeto, e achei bastante fácil de integrar em código já existente, pois na maioria dos casos, é apenas necessários adicionar classes a elementos HTML. Para quem quiser acompanhar o projeto, também o pode fazer na página do Sapo Ink no Github, apresentando sugestões e/ou defeitos, ou contribuindo com código.

É uma triste notícia para quem usa o Google Reader: numa das suas limpezas de primavera, a Google anunciou o fim deste serviço. O motivo foi a quebra de utilização que têm vindo a verificar ao longo dos anos:

 We launched Google Reader in 2005 in an effort to make it easy for people to discover and keep tabs on their favorite websites. While the product has a loyal following, over the years usage has declined. So, on July 1, 2013, we will retire Google Reader.

Apesar de o Google Reader ter evoluído nalguns aspetos, nunca foi um produto que teve muita atenção por parte da Google: a tradução para Português Europeu nunca saiu, restando como alternativa o Português do Brasil; havia pouca/nenhuma integração com outros serviços Google, como o Gmail, por exemplo; segundo a Wired, já não havia correções de problemas quando estes já tinham sido reportados por bastantes pessoas.

And now, the entire product is going away for good. This wasn’t exactly unforeseen. Reader had long been basically ignored, its updates were few and far between. Last month, when many users started reporting problems, Google simply ignored the issue for several days before even commenting on it. The end of Reader has been in plain sight for some time.

Existem alguns serviços que conseguem substituir o Google Reader, mas nenhum deles me cativou. Apesar de básico, o Google Reader permitia-me ter algumas feeds com o estado de leitura sincronizado praticamente em qualquer dispositivo com acesso à Internet, numa interface razoavelmente agradável. Agora, os utilizadores quando acedem ao serviço, são confrontados com um popup vago mas bastante direto a indicar que o seu fim está marcado. Neste período, a Google dá a opção de guardar as feeds e outros dados de utilização.

Tal como é um transtorno para os utilizadores, também o é para o programadores de aplicações Android e iOS, cujo único propósito era sincronizar com o Google Reader, e talvez inovar um pouco na apresentação. Em julho, essas apps não servirão para mais nada para além de ocupar espaço.

Via Wired